sexta-feira, 29 de junho de 2012

Um Show de Representação nas aulas de ARTES


                                                                                                     Josy Bittencourt

  Profª de Artes e História

Aprendendo com as FÁBULAS

Entusiasmo e dedicação nas apresentações de trabalhos de ARTES, nas turmas da 1ª Etapa da EJA do Ensino Médio. Para trabalhar a importância das fábulas como lição de vida, os alunos fizeram releituras de Fábulas como: o leão e o rato, a lebre e a tartaruga, o corvo e o jarro, as abelhas e as formigas, o lobo e o cordeiro, entre outras discutiram conceitos de La Fontaine (séc. XVII), que dizia: "A fábula é uma pequena narrativa que, sob o véu da ficção, guarda uma moralidade”, e de Pedro (séc. I d.c)  "A fábula tem dupla finalidade entreter e aconselhar." Através destes conceitos, os alunos deram um show de historinha que ensinam como viver melhor.
  

 








Construindo histórias através do Museu

Uma atividade bastante dinâmica e significativa realizada pelas turmas da 1ª Etapa do EJA do Ensino Médio foi uma exposição interessante em sala de aula sobre a importância dos Museus, onde os alunos expuseram diversos objetos antigos de grande importância histórica para suas famílias. Através dessa atividade, os alunos aprenderam que os museus tiveram origem no hábito humano do colecionismo, que nasceu junto com a própria humanidade e ainda perceberam que desde a Antiguidade remota o homem, por infinitas razões, colecionava objetos e lhes atribuia valor, fosse este afetivo, cultural ou simplesmente material, o que justificava a necessidade de sua preservação ao longo do tempo.




Contando histórias através do Teatro
O Estilo teatral tem sempre uma definição questionável e como toda a generalização sempre será marcada por questões e pontos de vista de cultura e de cada época, assim novas formas de teatro vão surgindo e unindo-se umas nas outras. Sabendo disso, a turma da 2ª Etapa do EJA do Ensino Médio nas aulas de Artes, realizou trabalhos em equipe para demonstrar as formas de apresentação teatral, entre elas a Comédia, sendo uma peça teatral que tem o propósito de provocar riso nos espectadores, tanto pelas situações cómicas, pela caracterização de tipos e de costumes, quanto pelo absurdo da história. Deve ser ao mesmo tempo engraçado e crítica, raramente enfoca as questões morais ou filosóficas, mas mostra o homem dentro de suas relações sociais. Destacaram também a Tragédia, que é uma forma de drama, que se caracteriza pela sua seriedade e dignidade, frequentemente envolvendo um conflito entre uma personagem e algum poder de instância maior, como a lei, os deuses, o destino ou a sociedade. Foi um trabalho bastante produtivo e de grande relevância para o aprendizado.

 
Uma visão incrível através da Câmara escura
Buscando enriquecer o conhecimento sobre a Invenção da Fotografia, a turma do 2º Ano do Ensino Médio, realizou uma pesquisa surpreendente na aula de Arte. Em equipes, construíram uma câmara escura enorme usando caixas de papelão. Nela elucidaram uma experiência maravilhosa, já realizada em 1604 por Kepler (1571-1630) um grande físico, matemático e astrônomo alemão. Com um pequeno orifício em uma das paredes, isto é na parede branca oposta ao orifício, observaram a imagem grande e invertida de objetos que se encontravam fora da caixa. Assim, puderam ser confirmadas todas as observações de Kepler, inclusive as de que com um orifício pequeno obtém-se reproduções claras e nítidas da realidade, ao passo que com orifícios maiores reproduções cada vez menos nítidas. Na verdade, é um tipo de aparelho óptico baseado no princípio de mesmo nome, o qual esteve na base da invenção da fotografia no início do século XIX.


 
Obra de Arte transforma-se em Paródia
A paródia foi e é utilizada e criticada ao longo dos séculos, fatos que atribuem ao recurso, constantes juízos de valor. No entanto, é a sua existência no decorrer do tempo e principalmente sua utilidade na promoção do ressurgimento de textos do passado, que fomenta o caráter cíclico da arte literária, que embora se renove constantemente, busca na tradição temas e motivos para sua composição. Nesse sentido, a turma do 2º Ano do Ensino Médio com muita empolgação, transformou telas de artistas como Heitor dos Prazeres, Cândido Portinari, entre outros, em paródia e ainda criaram lindas performances, foi muito dinâmica a atividade.

Oficinas de História

Com intuito de incentivar o estudo e o prazer pela aula de HISTÓRIA no Ensino Médio, iniciamos um projeto de Oficina de História, no sentido de mostrar a importância do conhecimento histórico para compreensão da sociedade, pois a mesma está presente no cotidiano e serve de alerta à condição humana de agente transformador do mundo. Ao estudar a história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer. Faz-se necessário saber, que ela não se resume à simples repetição dos conhecimentos acumulados. Ela deve servir como instrumento de conscientização dos homens para a tarefa de construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa. Com essa ideia, dividimos as turmas em equipes, selecionando os conteúdos estudados e monitores entre os próprios alunos, os quais pesquisaram e aprofundaram mais os assuntos, para assim multiplicar com os colegas seus conhecimentos através de discussões em grupos, confecção de murais e apresentação de seminários.







Um comentário: