terça-feira, 29 de março de 2011

Atividade complementar da aula de Geografia

A partir de ilustrações,recortes e montagem os alunos do 4º ano Fundamental conheceram melhor a nossa Unidade Federativa e a nossa região.






segunda-feira, 21 de março de 2011

Alunos da 5ª Série na aula de matemática.

Jogos, divertimentos e quebra-cabeças. Por meio desses recursos os alunos aprendem matemática brincando. Em um jogo o aluno desempenha papel ativo na construção de seu conhecimento, desenvolvendo raciocínio, autonomia, além de interagir com seus colegas.










quinta-feira, 17 de março de 2011

VIAJANDO NO MUNDO ENCANTADO DA ARTE

           Com o intuito de transformar as aulas de Artes em momentos prazerosos e de aprendizado é que realizamos projetos diversificados nesse bimestre. Pois, "A Educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracteriza um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas". (PCN, 2001, p.19).
         Pensando nisso, montamos um projeto específico nesta área "O Prazer da Arte" que tem como objetivo incentivar o gosto de trabalhar arte de forma lúdica. A Educação em Arte é uma prática ligada à produção e reconstrução de suas experiências, conhecendo a arte, o aluno torna-se capaz de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo objetos e formas que estão à sua volta. Solicitando todos os sentidos como portas de entrada para uma compreensão mais significativa. Sendo assim, os projetos de Arte evidenciam a importância de uma educação de qualidade onde deve-se criar um ambiente de construção e de descoberta encorajando o educando a desenvolver a sua criatividade.

                                                                                              Josy Bittencourt  Professora de Artes

CARNAVAL É TEMA DE PROJETO DE ARTE DAS TURMAS (2º E 3º ANO) DO ENSINO MÉDIO

           Manifestação da cultura de um povo, o Carnaval deixou de ser uma festa tipicamente popular para ganhar cada vez mais adeptos e espaço, sendo reverenciado em todos os níveis e camadas sociais. Para compreender melhor este fenômeno, que alavanca não só o entusiasmo das pessoas, mas também o sistema financeiro da indústria do Carnaval em vários países do mundo, os alunos do Ensino Médio da Escola Agropalma, se debruçaram durante semanas sobre o Projeto Educando com Arte no Carnaval. Foi este o nome dado ao conjunto de ações que movimentou a turma durante as três semanas que antecederam o Carnaval.

         Neste período, o carnaval foi abordado de forma lúdica e descontraída através de painéis elaborados por meio de desenhos, simulação de bailes de bonecas e confecção de máscaras que colocaram em ação o conceito de simetria na hora de desenhar as duas faces de uma máscara veneziana. Foi realmente um intenso Mergulho na história, desvendando detalhes do Carnaval. Observou-se que, mesmo falando a mesma Língua, alguns países se expressam de maneira bastante específica e peculiar durante os festejos de carnaval.

        Vale destacar que os autores do projeto envolveram as turminhas da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental menor, que através da participação em historinhas de fantoches sobre a origem do carnaval e oficinas de confecção de máscaras, participaram de forma criativa e prazerosa. As demais turmas da escola, inclusive a do EJA, também participaram das palestras dadas em sala de aula de forma dinâmica, pelos alunos do Ensino Médio, relacionadas aos perigos que as pessoas ficam expostas no período do carnaval, com relação as drogas, bebidas alcoólicas, prostituição, acidentes de trânsitos, DST’s, entre outros. Realizaram também a produção de FANZINES, onde constavam informações importantes sobre o Carnaval.

        Durante o desenvolvimento do projeto, foi observado a criatividade e o interesse dos alunos em relação as atividades realizadas, as quais traçando-se paralelos entre História, Arte e carnaval, os alunos puderam compreender melhor as características regionais das festas de carnaval em diversos pontos do país e do mundo. As atividades possibilitaram, ainda, ampliar a visão de mundo do aluno, que pesquisou a origem do carnaval e suas diferentes formas de manifestação nas mais diversas culturas.

















PROJETO DANÇAR – UM DIÁLOGO COM O CORPO

         Sabendo que a dança engloba conceitos, procedimentos e atitudes e precisa ser abordada em toda a sua dimensão, foram traçados alguns objetivos para seu ensino no projeto Dançar: Um diálogo com o corpo, o qual possibilitou aos alunos: adquirir habilidades e preparo corporal básicos para a criação e interpretação em dança; bem como desenvolver a percepção espacial e temporal; desenvolvendo a consciência corporal, enfatizando o reconhecimento do seu corpo, o esquema e a imagem corporal; adquirindo conhecimentos teórico-práticos sobre os elementos da dança; articulando as experiências pessoais dos alunos com as informações de outras produções em dança (locais, nacionais e internacionais) nos aspectos da criação, interpretação e apreciação em dança; compreendendo as relações que são estabelecidas entre corpo, dança, cultura e sociedade, e construir principalmente uma relação pautada no respeito mútuo, diálogo, solidariedade, responsabilidade, dignidade e justiça, valorizando as diversas escolhas e possibilidades individuais e grupais de criar/interpretar em dança.
       Com o intuito de mostrar a Dança como a arte de expressar sentimentos, idéias e saberes por meio de movimentos, gestos e coreografias, é que as turmas do 1º Ano “ A” e “B” do Ensino Médio, apresentaram grupos de danças diversificadas no dia 23 de Fevereiro, mostrando assim em cada gesto, movimento e cena, que a dança expressa amor, ódio e complexidade humana em estéticas, estilos e formas diferentes de espetáculos.


PROJETO VIAJANDO NA IMAGINAÇÃO

        Sabendo que o teatro de bonecos apresenta valores sociais, lingüísticos e literários e ainda contribui para desenvolver no educando a imaginação criadora, o pensamento crítico, a linguagem em todos os seus aspectos, o enriquecimento de experiências e o senso de responsabilidade.
        Pensando nisso, é que a turma do 9º Ano do Fundamental Maior, deu um show com sua apresentação na aula de Arte, no último dia 14 de Março de 2011, com o projeto intitulado,VIAJANDO NA IMAGINAÇÃO, o qual foi inspirado em um dos grupos de teatro brasileiro mais importantes da atualidade: O GIRAMUNDO, através da apresentação, a turma mudou a forma de ver e compreender o teatro de bonecos por meio de espetáculos que aliam os clássicos da literatura universal com elementos da cultura e da história do Brasil, os textos foram construídos pelos próprios integrantes.



PROJETO COR É VIDA

       Sabe-se que a Cor é uma percepção visual que se traduz em uma experiência exclusivamente pessoal. Por meio das cores, podemos transmitir mensagens específicas para públicos específicos.
      O Projeto Cor é vida teve como principal objetivo apresentar aos alunos, todas as qualidades e os benefícios que as cores podem nos oferecer, e, fazer um breve percurso pelo mundo cromático, desbravando o seu universo simbólico, emocional, físico, psicológico e prático.
       Nesta breve viagem pelo Maravilhoso Mundo da Cor, os alunos da 3ª Etapa do EJA, identificaram através de pesquisas nas aulas de Artes e mostraram através de peças teatrais as energias inerentes a cada cor, trazendo este conhecimento para a aplicação prática no dia-a-dia nos mais variados setores, tais como: na decoração, no design e na arquitetura, no vestuário, na alimentação e nos processos de cura, no marketing pessoal e empresarial, entre outros.


PROJETO MUSICAL É ARTE

       A turma do 8º Ano do Ensino Fundamental maior, apresentou no dia 15 de Março na aula de Arte, um belíssimo musical, um espetáculo artístico que integra em cena, a música, a dança, o teatro e as artes visuais.
       Foi um momento bastante contagiante, de muita criatividade, diversão e aprendizado em equipe ao representarem os musicais mais famosos em todo o mundo recriados no Brasil, na atualidade: O FANTASMA DA ÓPERA E A BELA E A FERA.



PROJETO EDUCANDO COM ARTES VISUAIS

      O projeto EDUCANDO COM ARTES VISUAIS, teve como finalidade levar informações às crianças e adolescentes, sobre a importância de uma alimentação saudável e nutritiva. Uma alimentação rica e balanceada é hoje preocupação mundial em decorrência do aumento de casos de obesidade em toda sociedade. Por esta razão, a turma do 1º Ano “A” do Ensino Médio, trabalhou a importância da boa alimentação através das artes visuais, nas paredes do refeitório da escola.
      A idéia é fazer com que os educandos aprendam através da visualização, sobre a importância e os benefícios das frutas, verduras, legumes entre outros alimentos que fazem bem a saúde, incentivando assim, a adoção de padrões alimentares saudáveis e sustentáveis.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Relatório do Projeto Carnaval - Educação Infantil

   - As professoras da escola Agropalma da turmas do maternal, jardim I e II, 1º/9 e 2º/9, realizaram o projeto carnaval nos dias 28/02 à 03/03.
   O objetivo do projeto foi resgatar a história do carnaval através de vídeos, oficina, onde as crianças confeccionaram suas próprias máscaras e realizaram mini bailes em sala etc...
   No dia 04/03 foi a culminância do projeto com desfiles de blocos, desfiles de fantasia e um baile CARNAVALESCO.
   O projeto contou com o apooio da Direção e Cordenação da Escaola, dos pais dos alunos e de alguns alunos da Escola.
   O baile foi muito animado, e todas as crianças se divertiram tanto que estão esperando o próximo projeto.
CARNAVAL É DESFILE
CARNAVAL É DANÇA
CARNAVAL É FANTASIA
CARNAVAL É HARMONIA
CARNAVAL É UNIÃO

CARNAVAL É MÚSICA

CARNAVAL É FOLIA
NO CARNAVAL TAMBÉM TEM LANCHE

CARNAVAL É ALEGRIA